Sesap confirma presença do zika vírus em paciente morta no RN

Caso continua sendo investigado pela Sesap.
Paciente de 20 anos morreu em abril de 2015.

zika-virus
Mosquito sucking blood on a human hand

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) detalhou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (27) o caso da primeira confirmação da presença do zika vírus no material coletado de uma paciente que foi a óbito no Rio Grande do Norte. De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde, Cláudia Frederico, é cedo para dizer que o zika vírus causou a morte da paciente.

Segundo ela, a paciente era uma jovem de 20 anos que residia no interior do estado e foi a óbito em abril de 2015. Inicialmente, a paciente teve o quadro notificado como um possível caso de dengue. Após o óbito, amostras foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, e foi descartada a presença do vírus da dengue e confirmada presença do zika vírus.

“Esta confirmação é um achado importante, vai agregar dados à investigação do comportamento do vírus, porém ainda não é o momento de dizer que o zika vírus causou o óbito desta paciente; isso só poderá ser confirmado após uma investigação completa e cuidadosa”, explicou.

A equipe da Sesap vai investigar o prontuário, fazer contato com familiares e levantar todas as informações que possam eliminar outras possibilidades de causa para o óbito. “Nos preocupa o fato de a doença [zika] aparecer com um quadro sintomático leve e observarmos consequências mais sérias”, disse Claudia Frederico.

O nome e endereço da paciente não foram divulgados em respeito à família da paciente, a fim de evitar que a exposição e assédio a familiares possam dificultar o trabalho da equipe de saúde.

Além deste caso, o RN tem outros 22 óbitos descartados para dengue e que estão sendo investigados. O RN é o terceiro estado a confirmar a presença de zika vírus em pacientes que foram a óbito, ao lado do Maranhão e Ceará.

Do G1 RN

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s